Cerro Largo, 23 de abril de 2025. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 25/02/2021 12:30:59 • Salvador das Missões

Secagem e armazenagem de grãos na propriedade

Primeiro silo secador foi iniciativa da família de Renato Sauer, em Vila Santa Catarina
Visita ao silo secador da família, na última sexta-feira (Foto: Divulgação)

A secagem e a armazenagem de grãos em propriedades têm avançado no Noroeste gaúcho. Cada vez mais produtores reconhecem a importância da implantação de um silo secador para sua autonomia e manutenção da qualidade do produto.

O silo de alvenaria é de fácil operação e de baixo custo, utilizando como fonte para a secagem o ar natural. Este tipo de estrutura pode ser aproveitadq para a secagem e armazenagem de diferentes produtos como milho, soja, trigo, feijão, amendoim, sorgo, entre outros.

A implantação de um silo secador também significa economia. Com a possibilidade de secar e armazenar o grão na propriedade, o agricultor economiza com o transporte e o custo operacional também reduz.

Por outro lado, o silo mantém a qualidade do grão e permite ao produtor um preço melhor de venda. O primeiro silo secador e armazenador de grãos na propriedade, já está em funcionamento em Salvador das Missões, foi uma iniciativa de Renato Sauer e família, residentes na Vila Santa Catarina, que procuraram orientação e apoio no escritório municipal da Emater/RS-Ascar.

Juntamente com a família, a Emater dimensionou e elaborou o projeto técnico do silo, também o projeto para financiamento e repassou todas as orientações necessárias para a construção da estrutura e manejo dos grãos.

Hoje a família conta com uma estrutura com capacidade de secar e armazenar 700 sacas de milho. Segundo os proprietários, o investimento se pagará facilmente em duas safras, principalmente devido a autonomia para aguardar o melhor preço de venda. A família também agradece a Administração Municipal pelo apoio com os serviços de máquina e a Sicredi pelo financiamento do projeto.

Na última sexta-feira, dia 19, estiveram visitando a estrutura o vice-prefeito e secretário da Agricultura de Salvador das Missões Leomar Henrich, o supervisor regional da Emater Joney Braun e o técnico em agropecuária da Emater de Roque Gonzales Luis Wilhelm, sendo acompanhados pelo engenheiro agrônomo e chefe do escritório local da Emater Jaderson Toledo e pelos proprietários Renato, Ester e Lucas Sauer.

Fonte: Assessoria de Imprensa
secagem de grãos
silo secador
renato sauer
vila santa catarina
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp