Uma tempestade na noite de sábado (15/6) provocou uma série de estragos em São Luiz Gonzaga. Segundo a prefeitura, cerca de 1.200 casas foram destelhadas ou sofreram algum tipo de avaria. Os bairros mais afetados foram Mário, Cohab, Agrícola e Auxiliadora.
A administração municipal fala em mais de 15 mil pessoas diretamente atingidas pela situação. A tempestade teve cerca de 15 segundos intensos de queda de granizo, ventos fortes e chuva torrencial, de acordo com a prefeitura.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul afirmou no domingo (16) que São Luiz Gonzaga foi alvo de uma microexplosão por volta das 22h30 de sábado. Conforme o órgão, esse tipo de fenômeno pode ocorrer em temporais intensos com muitas descargas elétricas e granizo.
Em uma microexplosão, quando a nuvem não suporta mais o volume de água, "despeja" toda a quantidade significativa de chuva em direção ao solo, fazendo com que ocorra muita precipitação em pouco tempo, diz a Defesa Civil. Essa chuva geralmente é acompanhada por rajadas de vento que podem chegar a 150 km por hora, segundo o órgão.
Em nota divulgada neste domingo, o prefeito Sidney Brondani (PP) afirmou que o município está atendendo desde a noite de sábado moradores que solicitaram lonas e outros tipos de auxílio.
"A situação é grave e atingiu quase metade do nosso município, com muitos transtornos e danos em escolas, unidade de saúde, residências e empresas. Foi algo semelhante a um ciclone que nos atingiu, mas tudo o que tinha de ser feito até o momento foi feito", disse o prefeito.
O Rio Grande do Sul tenta se recuperar das enchentes de proporções históricas que devastaram municípios em maio.
São Luiz Gonzaga fica na região das Missões, no noroeste gaúcho. É uma área que não esteve entre as mais afetadas pela tragédia das chuvas no mês passado.
A cidade tem quase 34,8 mil habitantes, segundo o Censo Demográfico 2022, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
De acordo com a prefeitura local, pontos do município seguiam sem luz e havia problemas no abastecimento de água na manhã deste domingo. Postes da rede de energia elétrica e árvores caíram com a tempestade.
A administração municipal contabilizou prejuízos em pelo menos quatro escolas. Prédios de uma unidade básica de saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e de um museu arqueológico também foram atingidos e apresentam danos em cobertura, janelas e outras estruturas.
A situação ainda afetou estabelecimentos comerciais. Uma pessoa ficou ferida enquanto tentava colocar lonas em sua residência, disse a Defesa Civil.
São Luiz Gonzaga prevê emitir ainda neste domingo um decreto de situação de emergência. A Brigada Militar –a PM gaúcha– solicita que pessoas evitem transitar por áreas atingidas.
A movimentação de curiosos estaria dificultando o trabalho das equipes que realizam consertos em serviços afetados pelo temporal, como o abastecimento de energia elétrica.