


A Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Luz, de Salvador das Missões, está desenvolvendo um projeto de incentivo à alimentação saudável. Intitulado Um olhar para a nossa alimentação, o projeto teve início no dia 6 de junho, com a contação da história "A menina que não gostava de frutas", além de oficina de experimentação de diferentes frutas.
Várias ações estão sendo realizadas na EMEI, tanto em sequências didáticas em sala de aula com a temática da alimentação saudável, quanto a nível de comunidade escolar com dicas e desafios de alimentação. As professoras já coordenaram atividades como: dinâmicas de alimentos saudáveis e não saudáveis, gráfico de frutas favoritas, contação de histórias, produção de cupcake de fubá, confecção de horta vertical para acompanhamento do crescimento de alface e posterior colheita.
A nível de escola, semanalmente está sendo enviado dicas e desafios de alimentação saudável, já foi tratado a respeito das propriedades da maçã e da banana. As atividades estão sendo acompanhadas pela nutricionista Marília Kaefer, que também está ministrando oficinas a respeito do atual guia alimentar para a população brasileira para os profissionais da educação da EMEI, orientando a respeito do consumo consciente de alimentos de verdade.
A EMEI objetiva com o projeto Um olhar para a nossa alimentação orientar a comunidade escolar sobre a importância de adquirir hábitos alimentares saudáveis para a promoção da saúde e a qualidade de vida.
O padrão de vida imposto pelo ritmo intenso e acelerado da sociedade atual tem alterado significativamente o modo de vida das pessoas. A alimentação é um tema que tem sido amplamente discutido, pois estando cada vez mais presente o consumo de alimentos industrializados e o significativo crescimento do número de doenças relacionadas à alimentação, traduz-se em problemas de saúde pública emergente.
A alimentação saudável é um hábito que deve ser estimulado no dia a dia. Desde cedo as crianças precisam ser incentivadas a conhecerem e terem hábitos de alimentação saudável, para que elas possam desenvolver-se bem na infância, na adolescência e na vida adulta. Dessa forma, precisam ser estimuladas a consumir os alimentos que estão disponíveis na natureza como frutas, verduras e legumes, preferencialmente os alimentos típicos de sua região, bem como aproveitando-se da sazonalidade dos alimentos para se comer de forma saudável e acessível economicamente.
Assim, a temática da alimentação saudável estará em pauta de forma interdis-ciplinar e lúdica nas ações e sequências didáticas desenvolvidas na EMEI Raio de Luz até o final do ano letivo.