


O Rio Grande do Sul é fruto de uma mescla particular de elementos históricos, geográficos e sociais. Suas fronteiras, batalhas e modos de vida e de trabalho levaram o extremo-sul do país a desenvolver uma cultura bastante singular. São termos ditos só por aqui, hábitos que podem causar estranheza para o resto dos brasileiros, além de um orgulho pelas tradições pouco visto em outros lugares.
Não à toa, o mês de setembro é de dupla comemoração para os gaúchos. Além de compartilharem com o restante do país a celebração da Independência do Brasil, dedicam uma semana inteira a relembrar as conquistas da Revolução Farroupilha.
De acordo com a vice-presidente de Cultura do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Roberta Jacinto, a história do Rio Grande do Sul é tão rica que conta com uma vasta literatura, além de excelentes adaptações para TV e cinema. "A produção literária é um acervo ‘constante’ de divulgação e preservação cultural. Ela nos possibilita revisitar o passado, entender o presente e planejar nosso futuro", afirma.
Reunimos uma lista de filmes, documentários e séries sobre a história e as tradições do Rio Grande do Sul que ajudam os gaúchos a se manterem conectados com a cultura regional.
Inspirado na trilogia de Erico Verissimo, o filme O Tempo e o Vento conta a história de conflitos entre as famílias Terra Cambará e Amaral. A história começa no início da formação do território gaúcho, na época das Missões Jesuíticas, e estende-se até o século 19. A obra escrita é dividida em três partes - O Continente, O Retrato e O Arquipélago -, publicadas entre 1949 e 1962. A última versão da obra em formato de filme, dirigida por Jayme Monjardim, foi gravada no ano de 2013.
Ano de lançamento: 2013
Direção: Jayme Monjardim
Disponível na Netflix
Baseado no romance do mesmo nome de Tabajara Ruas, o filme conta as aventuras e desventuras do general Antônio de Souza Netto, que é ferido em plena Guerra do Paraguai e se recupera no Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. Netto Perde sua Alma, que é uma obra de ficção, recupera uma época ao imaginar a vida do herói farroupilha que participou de todas as guerras de fronteira e das revoluções que tumultuaram a região Sul do Brasil no século 19.
Ano de Lançamento: 2001
Direção: Tabajara Ruas e Beto Souza
Disponível na plataforma Sulflix
Minissérie produzida pela TV Globo, A Casa das Sete Mulheres é inspirada na obra literária de Letícia Wierzchowski. O enredo se passa na época da Revolução Farroupilha, retratando importantes acontecimentos históricos. Paralelamente, apresenta romances e histórias de vida de destaque na época e que são encantadoras ao público. Uma delas é a história de Garibaldi e Manuela, o corsário italiano que veio lutar junto ao Exército Farroupilha e a sobrinha de um dos líderes mais importantes da revolução, o General Bento Gonçalves.
Ano de Lançamento: 2003
Direção: Teresa Lampreia
Disponível na Globoplay
Produzido por Marcio Helegda, o documentário apresenta uma entrevista com Paixão Côrtes, considerado o grande idealizador do tradicionalismo gaúcho, e alguns dados históricos elucidados através de imagens e narrativa. Por meio do material, é possível entender como e por que aconteceu o início do tradicionalismo, em 1947, e o consequente resgate, crescimento e fortalecimento da cultura gaúcha no Rio Grande do Sul.
Ano de lançamento: 2015
Direção: Marcio Helegda
Disponível no Youtube (Acesse AQUI)