

O campus Cerro Largo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) encaminhou, no dia 15 de janeiro de 2026, propostas para criação de dois novos cursos de graduação à Reitoria, para que sejam incluídos na proposta institucional da Universidade a ser enviada ao MEC, no âmbito da ação Universidades Inovadoras.
A inclusão desses cursos ainda depende de consolidação pela Reitoria e posterior encaminhamento oficial ao Ministério da Educação, que é quem tem a competência final para a destinação de recursos humanos e financeiros necessários à criação.
Os cursos propostos pelo campus são:
Bacharelado em Ciência da Computação
Modalidade: presencial, turno noturno;
Vagas anuais: 40 (entrada no 1º semestre);
Duração: nove semestres (4,5 anos);
Início previsto: 2027/1;
Fortemente alinhado à Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA) e à interiorização da CT&I.
Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos
Modalidade: presencial, turno noturno;
Vagas anuais: 30 (15 no 1º e 15 no 2º semestre);
Duração: seis semestres (3 anos);
Início previsto: 2027/1;
Atende demandas regionais do Noroeste/Missões-RS, com foco em agroindústria, sustentabilidade e valorização de matérias-primas locais (alinhado ao Programa Nova Indústria Brasil – NIB).
De acordo com o diretor Bruno Wenzel, "vale destacar que, na primeira etapa da ação Universidades Inovadoras, a UFFS já foi contemplada com recursos humanos e financeiros para abertura de dois cursos novos, com vagas já ofertadas para início em 2026 via SISU, Graduação em Inteligência Artificial, no campus Realeza; e Ciência da Computação, no campus Erechim".
Os cursos propostos por Cerro Largo (e por outros campi), com previsão de início em 2027, compõem a segunda fase da ação.