


Na última sexta-feira (21), a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social realizou uma exposição de trabalhos resultantes de atividades feitas no projeto Prevenindo Um Mal Invisível (Projeto Mães e Chefes de Família, projeto Conviver e projeto Jovem Futuro Seguro), que está sendo realizado com instruções de forma remota (via WhatsApp) durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O projeto integra o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e atende grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Cabe destacar que o material foi destinado às participantes e entregue de forma segura. As mesmas tiveram um período para realizar as atividades e após foi feita entrega para exposição. Na sequência, todas recebem de volta o que foi produzido.
Referido material foi adquirido com recurso da Portaria 378/2020 - Bloco Proteção Social Básica, e os registros farão parte de um portfólio que objetiva a entrega para cada uma das participantes que teve êxito durante o projeto.
AVALIAÇÃO
"Estamos muito felizes com os resultados obtidos, pois em tempos de pandemia, a Assistência Social de Cerro Largo, por meio de Decreto Municipal nº 2511/2020, suspendeu todas as atividades presenciais, visando assim, à prevenção de casos no município. Em decorrência disso, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social renovou o modo de oferta dos projetos do CRAS, oferecendo as atividades via rede social", destacou a secretária Claudia Harlos.
O projeto Prevenindo Um Mal Invisível conta com vários parceiros, dentre eles Rotaract, Interact e comércio cerro-larguense.
MÃES E CHEFES DE FAMÍLIA (PAIF)
O projeto intenciona possibilitar a capacitação de mulheres na confecção de artesanato, promovendo novos conhecimentos, crescimento pessoal e social, bem como a valorização da cidadania, mediante a concepção de que as mulheres são sujeitas de direito, atuantes no cotidiano e agentes de mudança.
JOVEM FUTURO SEGURO (SCFV)
O foco principal deste projeto é criar um espaço de convívio, onde os adolescentes possam aprender a respeitar regras, se relacionar em harmonia e praticar valores éticos e morais.
CONVIVER (SCFV)
Serviço realizado por meio de um grupo de idosas, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seu ciclo de vida, possuindo, dentre seus objetivos, assegurar espaços de convívio social e comunitário, e desenvolver relações de afetividade e sociabilidade.