Cerro Largo, 24 de abril de 2024. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 16/07/2020 12:32:29 • Artigos

Filhas do Amor Divino, há 100 anos no Brasil

Em 19 de julho de 1920, chegaram as Filhas do Amor Divino na então Colônia Serro Azul

Irmã Jacinta Webler, FDC (*)

No dia 19 de julho de 1920, com a chegada das Filhas do Amor Divino de Viena (Áustria), à Serro Azul, estendeu-se um raio de luz e de esperança aos imigrantes alemães que, desde o início, zelaram pelo cultivo da fé, a formação humana, cristã e cultural de seus filhos/as.

Já se passaram 100 anos da presença do carisma do Amor Divino em solo brasileiro, por isso, nós, Filhas do Amor Divino, e todo o povo cerro-larguense temos a graça de celebrar este marco histórico. Com a pandemia do Coronavírus, vivemos um tempo de grandes desafios, entre esses, o distanciamento social, mas isso não nos impede de elevarmos o nosso coração a Deus para celebrar este marco importante e significativo da nossa história, mesmo que seja virtualmente.

Como não comemorar? Nosso coração vibra, afinal, no dia 19 de julho, celebraremos o primeiro centenário, desde que as pioneiras Irmã Teresina Werner e Irmã Constantina Rech, acompanhadas de três jovens corajosas, lançaram a semente do Amor Divino em Serro Azul, hoje, Cerro Largo. Desde o início, elas confiaram essa missão à proteção de Nossa Senhora da Anunciação que, do alto do morro do Convento, lança seu olhar maternal sobre todo o povo de Cerro Largo. Ela é o modelo inspirador para "tornar o Amor de Deus Visível no mundo".

Celebrar o jubileu é expressar gratidão e louvor a Deus pelas maravilhas que Ele, em seu infinito Amor, realizou neste chão sagrado. Celebrar também é: um convite para recordar, trazer ao coração, rememorar a vida marcada por tantas magníficas e expressivas experiências; descobrir e reler os sinais do Amor de Deus que marcaram a vida feita história e missão junto ao povo; renovar o compromisso da Consagração religiosa, fundamentada na consagração batismal, que atualiza a dimensão missionária da vocação; seguir e anunciar Jesus e atrair para Ele e para o serviço de Seu Reino jovens generosas e decididas para abraçar e integrar-se na missão das Filhas do Amor Divino.
Com o coração em festa, celebramos este momento com todos aqueles e aquelas que fazem parte, se identificam e compartilham do nosso carisma, buscando conosco construir a história na Igreja e no mundo. Convidamos todos/as para rezar conosco a Oração Jubilar:

Trindade Santa, Pai e Filho e Espírito Santo, aqui estamos, com o coração pleno de gratidão, porque reconhecemos o amor incondicional que tens às criaturas e à humanidade. Somos infinitamente gratas pela encarnação do Carisma do Amor Divino no mundo, acolhido e confirmado no Sim decisivo de Madre Francisca Lechner e das suas seguidoras.

Com o coração transbordando de alegria e júbilo, agradecemos-Te a fecunda missão do Amor Divino no chão brasileiro ao longo destes 100 anos. Nosso reconhecimento filial pela intuição missionária da querida Irmã M. Teresina Werner e suas colaboradoras que sonharam o Brasil como "campo de ação" e empreenderam a desafiadora travessia, com o entusiasmo próprio de quem se coloca em Tuas mãos.

A memória centenária renove em nós o espírito de comunhão, a fidelidade, a audácia e a generosidade para viver de modo NOVO o Carisma onde estamos inseridas. Que Nossa Senhora da Anunciação, Padroeira da nossa Província, nos ajude para que sejamos testemunhas no seguimento do Amado Filho Jesus, e outras jovens sejam despertadas no desejo de acolher o chamado para viver a missão do Amor Divino.

Confiamo-nos à Tua orientação, ó Santíssima Trindade, e pedimos com simplicidade o dom do discernimento para fazer TUDO pelo Reino, pelos Pobres e pela nossa Congregação e, na gratuidade do amor, continuar a "Compreender amando, amar amparando e amparar salvando". Amém.

Sob a proteção de Nossa Senhora da Anunciação, até aqui, o Senhor nos conduziu. A Ele confiamos a continuidade dessa missão centenária do Amor Divino.

* Superiora Provincial

Fonte: Irmã Jacinta Webler, FDC
filhas do amor divino
100 anos
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp