


Ao longo de terça-feira (27), uma frente fria começa a avançar pelo Estado, quando o frio deve aparecer de vez. Na quarta, a chuva perde intensidade, mas boa parte do Rio Grande do Sul seguirá com tempo fechado e baixas temperaturas.
"Esse frio pode durar alguns dias, até o começo de junho. Já podemos chamar de onda de frio, considerando esse intervalo de cinco dias com temperaturas mais baixas. É um frio típico para essa época do ano, não é nada extraordinário. Mas é a primeira onda de frio do ano", avalia Murilo Lopes, meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Na madrugada de quinta-feira (29), o frio intenso e a possibilidade de chuva na Serra indicam que alguns municípios da região podem registrar a primeira neve do ano.
As chances são maiores em municípios localizados na parte mais alta da serra gaúcha, como São José dos Ausentes e Cambará do Sul.
Há uma janela relativamente pequena para o cenário de neve durante essa madrugada de quinta, especialmente nos pontos mais altos. Isso é uma questão muito delicada porque depende muito do timing de a chuva persistir enquanto o ar mais frio avança