


Uma corrente de jato em baixos níveis, associada à formação de um ciclone sobre a Argentina, deve trazer ar aquecido e provocar uma elevação nas temperaturas entre o fim de agosto e o início de setembro no Rio Grande do Sul.
Embora não deva haver calor intenso, a virada de mês será marcada por um ambiente mais quente que o usual.
Neste sábado (30/08), as máximas devem variar entre 25°C e 30°C, com os maiores picos esperados no Noroeste, Oeste, Centro, Vales e na Região Metropolitana de Porto Alegre — chegando a 30°C em alguns pontos.
Já no domingo (31), a nebulosidade e a possibilidade de chuva podem impedir um aquecimento maior em áreas do Oeste; mesmo assim, o Noroeste deve registrar entre 27°C e 29°C, enquanto Centro, Vales e Grande Porto Alegre ficam entre 25°C e 27°C.
Na segunda-feira, 1º de setembro, a sensação de calor se intensifica especialmente na Metade Norte do Estado. O Noroeste, Vales e a Região Metropolitana de Porto Alegre poderão registrar máximas entre 28°C e 30°C.
Esse aquecimento ocorre por conta de ventos do quadrante Norte, alimentados por uma corrente de jato que transporta ar quente do Centro-Oeste para o Rio Grande do Sul — resultado da formação de uma ciclogênese (baixa pressão intensa) entre o Oeste e o Centro da Argentina.
Neste sábado, em Cerro Largo a temperatura vai oscilar entre 16°C e 26°C.